1. Instalação
Preciso de ferramentas especiais para montar os pedais magped?
- Para a montagem dos pedais magped na bicicleta, você precisará de uma chave Allen de 8 mm. Para as placas na sapatilha, é necessária uma chave Allen de 4 mm.
Como monto os pedais na bicicleta?
- Os pedais são montados como pedais de bicicleta convencionais. Certifique-se da rosca correta (L para esquerda, R para direita) e aperte-os firmemente. Um torque de 35-40 Nm é recomendado.
Como monto as placas nos meus sapatos/sapatilhas?
- As placas são fixadas nos encaixes de 2 furos (padrão SPD) de suas sapatilhas de ciclismo. Preste atenção à orientação correta (marcação para a frente) e use os parafusos inclusos.
Como ajusto a posição ideal da placa no sapato/sapatilha?
- Comece com a placa centralizada sob a parte mais larga do seu pé (bola do pé). Ajuste a posição gradualmente até sentir conforto e eficiência. Você pode movê-la ligeiramente para frente e para trás ou para os lados.
Como ajustar a altura ideal do ímã?
- 1. Os pinos devem estar montados.
- 2. Gire o ímã para fora um pouco (1-2 voltas devem ser suficientes) usando as duas chaves Allen (sextavadas) na parte superior e inferior.
- 3. Posicione a sapatilha com a placa montada manualmente sobre o pedal, de forma que a parte plana da placa de metal se encaixe exatamente no ímã.
- 4. Neste ponto, a sapatilha deve girar facilmente no pedal, pois está apoiada apenas no ímã.
- 5. Agora, gire o ímã gradualmente para dentro, 180 graus de cada vez, até que a sola da sapatilha agarre os pinos e a sapatilha não gire mais tão facilmente no pedal.
Posso trocar ou ajustar os pinos do pedal?
- Sim, os pinos dos pedais magped são substituíveis. Você pode ajustar o comprimento ou o tipo dos pinos para otimizar a aderência desejada e a conexão com a sapatilha.
Posso reduzir/aumentar a força de liberação?
- SIM! A magped oferece ímãs de diferentes forças para atender às diversas necessidades dos ciclistas. Geralmente, o peso do ciclista, sua habilidade de pilotagem e sua preferência pessoal determinam o tamanho de ímã mais adequado. A magped dispõe de ímãs em três tamanhos, que variam de um ímã menor de 100N até o mais forte de 200N.
Por favor, consulte nossas recomendações de ímãs na página de produto de cada pedal.
Posso alterar a força do ímã posteriormente?
- Sim! Um conjunto de ímãs pode ser facilmente removido e substituído por ímãs mais fortes ou mais fracos. Ímãs de substituição adequados, assim como peças de serviço e reparo, podem ser encomendados em nossa loja online.
Como devo posicionar os pinos no magped ENDURO?
- 4 dos pinos longos na parte frontal do pedal e 4 a 6 dos pinos mais curtos na área central e traseira do pedal, ao redor do ímã, são completamente suficientes.
Escolha os orifícios para os pinos onde eles alcancem a sola da sapatilha de forma ideal.
2. Em Uso / Durante o Uso
Como me solto do pedal?
- Os ímãs dos pedais magped são mais fortes quando o movimento é direto para cima. Se você mover o pé para o lado, a força dos ímãs diminui, resultando em uma liberação fácil do pé do pedal.
- Em uma emergência, no entanto, também não há problema em soltar o pé do magped puxando diretamente para cima. Você se acostumará a soltar o pé rapidamente do pedal com um simples movimento lateral – sentindo apenas uma pequena resistência. O conhecimento de que você não está "100% fixado mecanicamente" aumentará sua autoconfiança e lhe dará uma sensação muito mais relaxada ao pedalar.
É mais difícil se soltar em caso de emergência do que com pedais de encaixe/clipless?
- Não, pelo contrário! A conexão magnética dos pedais magped permite que você se solte em qualquer direção, sem a necessidade de um ângulo de desencaixe específico, como acontece com os pedais clipless tradicionais.
- Muitos ciclistas consideram essa liberação lateral ou mesmo para cima mais intuitiva e segura, especialmente em situações inesperadas onde você precisa reagir rapidamente. Você não está "100% fixado mecanicamente", o que pode aumentar sua autoconfiança e proporcionar uma sensação muito mais relaxada ao pedalar.
Quão segura é a conexão em saltos ou em terrenos acidentados?
- A conexão é muito segura. A força do ímã, combinada com os pinos no pedal, mantém o pé firmemente no lugar. Além disso, a liberdade de movimento lateral (o "Float") permite que seu pé se adapte naturalmente ao terreno, o que aumenta a estabilidade mesmo em descidas ou terrenos acidentados.
- É crucial escolher a força magnética certa para o seu peso e estilo de pedalada, garantindo assim a força de retenção ideal.
Lama ou sujeira podem prejudicar a função?
- Lama e sujeira podem reduzir a força de atração do ímã. No entanto, como os ímãs e as placas de metal na sapatilha têm uma superfície plana, quase nenhuma sujeira adere a eles! Com um pouco de lama ou sujeira, eles mantêm a maior parte de sua força.
- Como os pedais magped não possuem um sistema mecânico complicado (mecanismo clipless com molas, etc.), a função do pedal não é prejudicada por sujeira, gelo ou neve. Como em qualquer pedal clipless, você deve pelo menos remover o excesso de lama ou sujeira (enxaguando com água após a pedalada) para garantir um bom funcionamento.
Posso andar/caminhar com as placas na sapatilhas?
- Sim, sem problemas! O design das placas Magped e a compatibilidade com o sistema de 2 furos (padrão SPD) significam que você pode andar e caminhar confortavelmente com suas sapatilhas de ciclismo.
- As placas Magped são discretas e ficam embutidas na sola da sapatilha, então não há partes salientes que atrapalhem sua caminhada ou a tornem desconfortável. Você terá a mesma facilidade para caminhar que teria com qualquer sapatilha SPD.
3. Pedido
Qual força de ímã eu preciso?
- Recomendação de força do ímã:
- 100N: para ciclista de até 65 kg
- 150N: para ciclista de até 65-90 kg
- 200N: para ciclista com mais de 75 kg e Enduro
Quais sapatos/sapatilhas são compatíveis com os pedais magped?
- Para o magped SPORT2, ENDURO e ULTRA2, você deve usar um sapato/sapatilha SPD de 2 furos com uma sola o mais plana possível.
Para o magped ROAD, você precisará de um sapato/sapatilha de ciclismo de estrada de 3 furos.
- Mais informações sobre a escolha do sapato/sapatilha podem ser encontradas aqui: pdf sapatilhas
4. Perguntas Técnicas
Como eu identifico qual ímã eu tenho?
- Você pode identificar a versão do seu ímã pelo diâmetro externo dele:
· 100N: 20mm · 150N: 25mm · 200N: 28mm
Meu pedal está fazendo barulhos de clique ao pedalar. Qual pode ser a causa?
- Seu pedal está fazendo um clique ao pedalar?
- Isso quase certamente vem da porca cilíndrica que segura o ímã. Você pode resolver isso facilmente da seguinte forma:
- 1. Pressione o ímã com o polegar bem forte, até que a porca cilíndrica na parte inferior se mova 1mm para fora.
- 2. No espaço de 1mm, aplique um pouco de graxa para rolamentos usando uma agulha ou um clipe de papel aberto.
- 3. Aplique uma gota de cola (tipo UHU ou PATEX) na parte superior e inferior do amortecedor. Isso evita que o ímã gire no pedal e, com o tempo, afrouxe o parafuso.
Se o clique ainda persistir, por favor, envie-nos uma mensagem.
A força magnética pode diminuir?
- NÃO! A força magnética do neodímio, material usado nos ímãs, dura por toda a vida. Todos os ímãs são revestidos com uma camada protetora e embutidos em um robusto invólucro de aço inoxidável. Este invólucro protege o ímã contra danos e, ao mesmo tempo, concentra a força magnética na direção Norte/Sul (para cima), onde ela é necessária.